O que é o teste A/B e como ele fortalece a sua estratégia

Para combater as decisões baseadas em suposições — o bom e velho “achismo” — de forma a consolidar sua estratégia de marketing digital com dados numéricos, o teste A/B é uma ferramenta essencial.

E o melhor de tudo é que não tem nada de complicado nisso! Neste post vamos mostrar o que é o teste A/B e como ele pode ser extremamente útil em uma estratégia de marketing digital. Confira:

O que é o teste A/B?

Na prática, o teste A/B trata-se da comparação de uma variável de marketing para obter resultados seguros sobre qual elemento favorece mais as taxas de conversão.

Ele se difere dos testes que usam multivariáveis, pois necessita identificar exatamente qual elemento foi responsável por determinada mudança, a fim de que o estrategista possa manipulá-lo a favor da estratégia.

Quais as vantagens do teste A/B?

Uma das grandes vantagens do marketing digital diante do marketing tradicional é a possibilidade de mensurar tudo que é feito e, assim, atingir resultados melhores e menos dispendiosos.

Dessa forma, o teste A/B é o diferencial para que uma campanha atinja os melhores resultados possíveis, pois facilita o ajuste de itens que eventualmente não funcionam bem dentro de uma campanha.

Por que ele é tão eficiente?

O teste A/B é eficiente justamente porque tira os especialistas do vício do “gostei” e “não gostei”, uma vez que gera dados concretos sobre o que é melhor para a estratégia, como número de cliques e abertura de e-mail marketing — para ficar só em alguns exemplos.

“Contra números não há argumentos” e o teste A/B é a melhor maneira de levar essa máxima a sério, direcionando a estratégia conforme dados reais e não o gosto pessoal dos envolvidos.

Como é feito o teste A/B?

Operacionalmente, basta colocar no ar as duas versões — estipulando um período de tempo de 15 a 30 dias para que cada uma receba um bom número de visitantes — e acompanhar o comportamento do usuário por meio de programas como o Crazy Egg (que faz com que você visualize onde o usuário clica em determinada página) e mesmo o Google Analytics.

O teste A/B no Inbound Marketing

É bonito, mas será que funciona? Essa é a pergunta que deve ser feita continuamente ao se construir os elementos que vão compor o funil de vendas de uma estratégia de Inbound Marketing.

Dessa forma, o teste A/B é normalmente mais utilizado para comparar elementos relacionados a layout e design, seja do blog ou do site: duas cores de botões Call to Action (CTA), duas imagens, dois gifs, etc.

Mas o teste A/B também é bastante válido para se analisar o conteúdo, principalmente de uma Landing Page, como tamanho do texto, linguagem da chamada, título, bullets e campos de formulário. Do mesmo jeito em uma campanha de e-mail marketing, pois facilita a comparação entre duas linhas de assunto, por exemplo.

E o ideal é que você não encerre o teste ao descobrir qual dos elementos testados obteve mais números. Esse é apenas o ponto de partida para que você otimize sua página, blog, e-mail marketing ou landing page ainda mais, sempre pensando em conquistar melhores taxas de conversão.

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