Um site desenvolvido com foco em SEO desde a sua concepção tem muito mais chances de conquistar um bom posicionamento em mecanismos de busca.
Criar um site novo para sua empresa é indispensável para o seu sucesso e isso já não é mais novidade para ninguém nos dias de hoje. Não estar presente nos meios online é sinônimo de perder oportunidades, negócios e a chance de se conectar com mais pessoas.
Por outro lado, não basta apenas estar no universo digital, é preciso se destacar em um ambiente que se torna a cada dia mais competitivo, uma vez que, diversas empresas tomam consciência da importância de criar um site novo para marcar uma boa presença na internet.
Se já faz tempo que você pensa em renovar ou em criar um site novo, mas ainda não o fez, está na hora de colocar essa ideia na sua lista de prioridades. É possível que você esteja perdendo um volume considerável de clientes porque não transmite credibilidade com um domínio velho e pobre de funcionalidades. Você já pensou nisso?
Se ainda não pensou ou está pensando nisso, continue a leitura e entenda quais são as principais razões para criar um site novo para a sua empresa. Confira!
Por que renovar o seu site antigo?
Em diversos segmentos, ainda é muito comum ver sites desatualizados ou que não contam com as melhores práticas recomendadas pelo Google e outros mecanismos de pesquisas para ajudar no posicionamento dos resultados das buscas. E ter uma página mal posicionada é o mesmo que não ter — é sinônimo de desperdício de recursos.
Páginas defasadas também representam sérios riscos de segurança, já que têm mais vulnerabilidades, e ainda apresentam vários erros durante a navegação, capazes de espantar seus visitantes que poderiam vir a se tornar clientes, e desse modo, fazendo com que procurem a concorrência, que provavelmente já se deu conta da necessidade de criar um site novo e funcional.
Por que ter uma boa presença online?
A popularização da internet fez com que ela se tornasse uma ferramenta essencial para se conectar com seu público. Mesmo quando se usam meios offline de comunicação, eles precisam da completação online para se tornarem eficazes.
Ou seja, de nada adianta sua empresa anunciar em horário nobre nas melhores emissoras de televisão, se não tiver um bom site para onde direcionar as pesquisas que serão feitas sobre ela na internet após a veiculação do comercial. Certo?
A necessidade da presença online se desenvolveu de uma forma que, hoje em dia, é impensável para uma empresa não estar na web ou não fazer isso da maneira correta. Ao não contar com um site de qualidade, o seu negócio passa a não “existir” para o grande público.
Um site permite que você destaque todos os seus serviços do seu jeito, priorizando os aspectos mais estratégicos de cada um deles. Além disso, se torna um canal de comunicação direta com seus clientes, disponível 24 por dia, 7 dias na semana, sem nenhum custo adicional por isso.
Você pode fechar uma venda por meio de uma seção comercial e medir a sua taxa de conversão para otimizar os resultados. Além disso, um site serve como destino para apontar em posts de redes sociais ou e-mail marketing, e ainda, para entender os interesses do seu público por meio das interações dele com o conteúdo do seu site ou blog.
Ainda não se convenceu? Então, veja, a seguir, mais alguns importantes motivos para ter uma presença online de qualidade.
Seus clientes conseguem encontrar sua empresa
O primeiro impulso da maioria das pessoas ao ouvir o nome de um produto ou serviço é buscar informações sobre ele no Google. É importante que entre os resultados esteja o seu site oficial, um espaço sob o seu controle, que apresente suas soluções de maneira objetiva e persuasiva.
É natural que quando o público não encontre a sua marca, busque por outra capaz de entregar as mesmas soluções que você oferece e pelas quais ele está procurando. Já pensou nisso?
Facilita a criação de conteúdo estratégico
O conteúdo é o que move a internet, atraindo público e aumentando os pontos de interação dele com a sua marca. Contar com um bom site é essencial porque permite que você tenha um espaço para criar e compartilhar seu material e demonstrar a sua autoridade nos assuntos relacionados ao seu produto ou serviço.
Sem isso, você dependerá de outras plataformas que não são totalmente suas, como as redes sociais, em que você não terá total controle sobre as interações com o seu conteúdo, e ainda, correrá o risco de o ter fora do ar quando você menos esperar.
Alto poder de personalização
Um site de qualidade serve como um reflexo fiel da sua empresa no ambiente digital, por isso, a capacidade de o personalizar, deixando-o com “a cara” da sua marca é um excelente motivo para que o você o tenha.
Todos os elementos do site devem ser coerentes com seu propósito, posicionamento, e ainda, com a identidade visual da sua marca. O seu cliente em potencial, quando chega até as suas páginas, precisa sentir que aquele espaço é uma extensão do seu negócio.
Presença global
A internet é internacional, permitindo que uma empresa fique conhecida além das próprias fronteiras e alcance um público até então impossível de ser atingido. É possível ampliar consideravelmente a sua área de atuação ao contar com o potencial de abrangência da web.
Dessa forma, você tem a possibilidade de atender pessoas que, sem o site, não teriam acesso à sua empresa, a não ser por telefone ou pessoalmente, e assim, se ampliam as suas chances de negócio.
Nova via de negócios
Cada canal de comunicação que seja capaz atrair novos negócios para a sua empresa é algo valioso.
Um site de qualidade tem o potencial de servir como um de seus melhores vendedores, já que trabalha 24 horas por dia, e ainda, utiliza uma série de recursos a seu favor para atrair o público certo e agregar valor às suas soluções. O seu time comercial precisa desse reforço!
Alcance ao novo perfil de público cada vez mais digital
Atualmente, do consumo de entretenimento às comunicações e relacionamentos, acontecem nos meios online. Basta pensar nos sites de música e filmes on demand e nos aplicativos e sites de comunicação.
As pessoas, quando querem recomendar uma empresa por exemplo, dificilmente têm em mãos o cartão de visitas, o folder, o número do telefone ou o endereço físico dela. Por isso, mesmo presencialmente, optam por mandam o link do site por meio dos apps de troca de mensagens. E se a sua empresa não tiver um link, não será indicada.
O novo perfil de público e seus hábitos de consumo estão a cada dia mais dependentes dos meios online, portanto, se você deseja manter a sua empresa no mercado, não pode ignorar isso.
Baixo investimento com ótimo custo-benefício
Ter um endereço na web custa muito menos do que ter um endereço físico, tanto em termos de aquisição, quanto no que diz respeito à manutenção. Sem contar que no meio online, esse investimento é capaz de atingir a uma quantidade maior de pessoas durante muito mais tempo.
Basta pensar que manter um estabelecimento aberto 24 horas por dia, gerará mais despesas com energia elétrica e horas extras de colaboradores por exemplo, enquanto um site na internet está disponível a qualquer hora do dia ou da noite sem custar um centavo a mais por isso.
Maior competitividade com a concorrência que já tem presença online
O seu concorrente certamente já está na web, por isso, é necessário se diferenciar buscando formas de fazer com o público prefira acessar o seu site em vez do dele. Essa é uma ótima razão para você criar um site novo para sua marca, pensando, desde a sua concepção, em como se destacar frente a concorrência.
Uma ótima maneira de fazer isso é por meio de um benchmarking, coletando informações sobre o que os seus concorrentes fazem para se diferenciar e buscando estratégias melhores que as deles.
Quais são as razões para criar um site novo para a sua empresa?
Você já sabe da importância de ter uma presença online para o seu negócio, mas entende o valor de refazer o seu site?
Por mais que você tenha uma página na internet, há grandes chances de ela estar defasada e falhando em proporcionar os benefícios que pode oferecer, e o pior: é capaz do seu site afastar potenciais clientes por conta de alguns problemas.
A web é dinâmica, de forma que todos os dias podem surgir conceitos e recursos que precisam ser implementados no seu site.
Tendências crescem e se tornam realidade conforme o comportamento do público se transforma, e a presença digital das empresas busca sempre agradar essas pessoas. Se isso não está acontecendo com o seu site, está na hora de uma renovação.
Quer mais alguns motivos? Veja, a seguir, as 16 principais razões para criar um site novo para a sua empresa.
1. Impulso à credibilidade
Websites bem estruturados, com um bom design e uma navegação que facilitam as interações, passam a imagem de profissionalismo e credibilidade para os usuários. Pense no seu próprio caso: você teria confiança em uma empresa com um site ruim e desatualizado?
Existem muitos sites de vários segmentos que não foram atualizados há muito tempo e estão parados desde o início dos anos 2000. Muita coisa mudou desde então, e quando se acessa um site assim, a impressão que se tem é de pouco cuidado com a marca.
E se não se tem cuidado com a própria imagem da empresa, imagine se terá com seus clientes? Por isso, enquanto seus concorrentes estão defasados, você deve se certificar de que o mesmo não aconteça com o seu negócio e desse modo, mostrar que está um passo a frente da concorrência.
Por isso, é hora de atualizar e garantir que a sua reputação online esteja de acordo com o que ela representa fora da web. Isso fará com que mais pessoas vejam valor nas suas ofertas e enxerguem o seu negócio como um nome de credibilidade na sua área de atuação.
2. Acesso a um layout responsivo
O uso de dispositivos móveis cresce exponencialmente ao longo dos anos, e hoje, é praticamente prioritário. Cada vez mais usuários navegam na internet a partir de tablets e smartphones, e isso altera a forma de interação com a maioria dos sites.
Isso significa que, se as suas páginas não estão adaptadas, você possivelmente está perdendo muitas oportunidades de fechar negócio. Layouts antigos não são responsivos, ou seja, não se adaptam às diferentes telas de distintos aparelhos.
Você pode perder a chance de conquistar um novo cliente simplesmente porque ele não conseguiu visualizar o seu site corretamente pelo celular. Entregar uma experiência ruim ao usuário pode fazer com que ele não volte mais.
Além disso, já há alguns anos, o Google prioriza os sites responsivos em seus resultados, e aqueles que não oferecem uma boa experiência mobile sequer são mostrados. Você não quer que o seu site fique de fora dos principais mecanismos de pesquisa, não é mesmo?
Portanto, criar um site novo para empresa permite garantir que ele funcione em qualquer tipo de aparelho usado atualmente. Isso engloba tanto os computadores tradicionais quanto smartphones e tablets. Garanta que mais pessoas consigam acessar seu conteúdo e, assim, virarem clientes.
3. Solução eficiente para evitar um site cheio de erros
Parece que, às vezes, basta ajustar alguns detalhes para melhorar o site, como trocar o layout ou arrumar uma página fora do ar. Bom, talvez não seja tão simples assim!
Pode ser que, com o passar dos anos, o seu site tenha acumulado erros que permaneceram sem correção. Reformular ou otimizar uma página que tem uma diversidade de falhas pode resultar no dobro de gastos para você, e ainda assim, não ficar completamente livre de erros.
Bugs graves podem gerar mais problemas a cada alteração que você fizer, e é imprevisível saber o que vai ou não ser compatível com o que será inserido de novidades no seu website. Criar um site novo para sua empresa do zero é uma ótima forma de começar com algo livre de erros e renovar a sua presença online, causando um bom impacto nos seus clientes.
O resultado terá um código capaz de minimizar mais problemas e se manter eficaz por muito mais tempo.
4. Alcance das melhores posições no Google
O Google se tornou a referência em buscas e pesquisa na internet.
Ele criou várias recomendações e boas práticas para que os sites sejam encontrados nas buscas. Sites antigos ou criados em plataformas que não são otimizadas para as buscas podem ser o tendão de Aquiles do seu negócio.
Criar um site novo que já é pensado para SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca), layout responsivo e com pontos de conversão espalhados pelas páginas são as melhores maneiras de tirar o máximo do seu espaço na rede.
A criação de um site novo para sua empresa é uma oportunidade de seguir as melhores práticas do Google para estar bem posicionado nas buscas, além de atender às exigências do público que navega pela web.
Assim, você vai conseguir mais oportunidades de negócio e poderá reforçar a sua marca no ambiente digital.
5. Estrutura para SEO pensada desde a concepção do novo site
E por falar em otimização para mecanismos de busca, existem diversas técnicas para que ela seja aplicada de forma eficiente. Por exemplo, oSEO onpage, que observa os aspectos controláveis na hora de otimizar um site, como a hierarquia de títulos. E o SEO offpage que trata das questões incontroláveis como os links que apontam para o site que está sendo otimizado.
Apesar de o SEO offpage praticamente não depender do modo como o site foi desenvolvido, claro que ele será beneficiado por um site com uma boa estrutura onpage. Por exemplo, um CSS que já deixe a hierarquia de H1, H2, H3, H4 pré-formatada, terá um conteúdo muito mais organizado e, consequentemente, mais chances de ser linkado por autoridades no assunto para o qual se destina.
Portanto, nesse caso, um site que funciona direitinho, tem bom conteúdo, textos escaneáveis, imagens identificadas e com texto alt, entre outros detalhes importantes que devem ser cuidados durante o desenvolvimento, tem muito mais chances de ser indicado por outro site.
Então, conceber um site já com a estrutura pronta para um bom SEO ampliará as chances de melhor posicionamento do seu site de modo significativo.
6. Uso de publicidade dinâmica
Ter um site adaptado às tendências modernas oferece acesso a tecnologias bastante vantajosas para o seu negócio. Um exemplo disso é a possibilidade de aumentar o seu rendimento com a veiculação de publicidade dinâmica nas suas páginas.
Serviços como a Rede de Display do Google AdWords somente funcionam em sites que aderem às diretrizes modernas de design e otimização. Ao se adaptar, você terá acesso a um novo mundo de possibilidades, envolvendo a veiculação de anúncios inteligentes.
Isso também vale na direção oposta: ao ter um site moderno e de qualidade, outros espaços virtuais podem servir de suporte para os seus anúncios espalhados na web. Afinal, eles oferecerão uma boa experiência aos visitantes e não serão barrados pelo sistema de publicidade do Google.
7. Maior otimização dos seus recursos
Você provavelmente não tem paciência para esperar um site lento terminar de carregar, certo? Na verdade, pouquíssimas pessoas têm.
Isso também vale para o seu público, pois se ele tiver uma experiência negativa como essa, ao tentar acessar as suas páginas, dificilmente ele voltará para dar uma nova chance ao seu negócio.
Um site velho certamente sofre com problemas de otimização. Isso envolve desde um código-fonte com referências desatualizadas até imagens pesadas demais, sem a devida compressão.
Criar um site para empresa de maior qualidade inclui garantir que cada elemento dele esteja otimizado para diversos tipos de acesso.
Dessa forma, será possível contar com um site que carrega rapidamente e não exige muito do plano de dados de quem está usando o celular. Isso fará com que você tenha mais acessos e, consequentemente, conquiste mais clientes.
8. Renovação do design do site
As pessoas são criaturas visuais, ou seja, bastante influenciadas pelo que veem.
Se o design do seu site não é intuitivo, dificilmente terá bons resultados com ele. Um dos benefícios de renová-lo é garantir que ele tenha o melhor design que precisa. Isso vai além de ter um layout bonito.
Cada uma das partes das suas páginas deve ajudar o visitante a chegar até o seu objetivo da maneira mais fluida e clara possível. É um trabalho que envolve o conhecimento a respeito do perfil do seu público e a implementação de todas as facilidades para encurtar o caminho.
A tecnologia é uma poderosa aliada para esse momento. Ao realizar testes A/B, você pode testar duas mudanças simultâneas no seu site e monitorar os resultados que elas geram para determinar qual é a melhor direção a seguir.
Assim, você pode avaliar melhor o desempenho das opções é escolher aquela que mais contribui para a conversão do usuário.
9. Livrar a sua empresa de falhas de segurança
Assim como a evolução da tecnologia permite que os sites se tornem mais eficazes, ela também os deixa mais seguros.
Todos os dias podem surgir vulnerabilidades na estrutura da web que força empresas a adaptarem a proteção das suas páginas para evitar problemas.
Portanto, se o seu site está defasado há algum tempo, provavelmente ele está vulnerável.
Modelos antigos de funcionamento têm as suas falhas amplamente divulgadas, fazendo com que o seu conteúdo se torne um alvo gigantesco para as ações de pessoas mal-intencionadas.
Isso pode ser extremamente prejudicial para a credibilidade da sua empresa se o seu site for hackeado ou os dados dos seus clientes vazarem. Evite que isso seja um risco e renove o seu site para garantir que ele tenha a proteção adequada.
10. Seus concorrentes já fazem isso (várias vezes)
Ficar de olho naqueles que competem pela preferência do seu público é essencial para qualquer área de atuação.
Provavelmente, os seus concorrentes já renovaram seus próprios sites, passando a aproveitar os benefícios disso muito antes de você. Está na hora de nivelar esse terreno, concorda?
Se um potencial cliente tem uma boa experiência no site de um concorrente, dificilmente ele dará uma chance ao seu. É preciso procurar sempre oferecer uma experiência mais avançada ao público se quiser tirá-lo das mãos de outros players do seu mercado.
Você não pode se dar ao luxo de deixar os seus concorrentes ultrapassarem a sua empresa.
Acompanhe as ações deles em um monitoramento eficaz, considerando as decisões tomadas e quais resultados consegue conquistar com elas.
11. Melhor experiência de usuário
Quem tem dificuldades para acessar o seu site na internet, seja porque ele está repleto de erros, seja porque ele simplesmente não oferece as funções desejadas, dificilmente comprará de você.
Cada vez mais se fala na Experiência do Usuário (ou UX, User Experience), porque a web se tornou tão vasta e variada que as pessoas já têm expectativas prontas a respeito da qualidade do conteúdo que desejam ver.
Afinal, com tantos sites melhores à disposição, os visitantes não perdem muito tempo em sites de qualidade baixa.
A melhor forma de ter certeza de que está no caminho certo é fazendo testes e implementando mudanças focadas em facilitar o acesso do público. Focar na experiência do usuário é, acima de tudo, ouvir a sua audiência e adaptar a sua estrutura a atendê-la bem.
Você provavelmente busca fazer isso em diversos outros aspectos do seu negócio, portanto, é essencial estender essa preocupação à sua presença na internet. Criar um site para empresa que seja renovado é uma ótima forma de implementar esse plano com o pé direito.
12. Criação de um novo domínio
Nos primórdios da internet era muito comum a criação de domínios com nomes longos e complicados de se escrever e que, nem sempre, traziam alguma palavra relacionada ao conteúdo do site.
Com o tempo foi se percebendo que os domínios com nomes mais curtos e simples eram mais facilmente memorizados, e ainda, que o uso de palavras-chave no nome de domínio melhoram o posicionamento.
Por isso, se o seu endereço na web ainda é desses que não levam nada disso em conta, a criação de um novo site é uma ótima oportunidade de mudá-lo sem, no entanto, perder o tráfego do seu endereço atual. Para isso basta que a sua equipe de desenvolvimento faça um redirecionamento.
13. Crescimento corporativo
Se a sua empresa não renova o site há muito tempo, é bem provável que ela já tenha crescido nesse meio tempo, e com o crescimento corporativo, muitas coisas devem ter mudado, como novos produtos e serviços, ou até mesmo, uma nova identidade visual.
É muito importante que o site da sua empresa acompanhe essas mudanças, e demonstre para os seus clientes, o crescimento da organização. Esse é um dos meio de tornar público o sucesso da empresa e a credibilidade e eficiência da sua gestão corporativa.
14. Maior independência das redes sociais
Cada rede social tem as suas regras, políticas de privacidade e limitações advindas delas e o seu conteúdo publicado nelas, fica sujeito a tudo isso, e até mesmo, a denúncias geradas por má interpretação de pessoas que nem sempre são o seu público.
Por isso, você acaba dependente dessas limitações, as vezes até de formato, para manter o seu conteúdo online. Ao criar um site novo, você fica livre dessas regras e independente de formatos padronizados.
Desse modo, você consegue publicar conteúdo diferenciado da sua concorrência que pode ainda estar presa aos padrões das redes sociais e postando mais do mesmo.
15. Renovação do propósito da existência do site
Há grandes chances de que a sua empresa esteja bem diferente desde o momento da criação, certo?
Ela evoluiu com o passar dos anos, mas o mesmo não pode ser dito a respeito da sua presença online. Essa contradição pode ser muito prejudicial para o seu sucesso e impedir que você alcance os seus objetivos a médio e longo prazo. O seu site deve sempre refletir o que a sua marca é.
Se ele está defasado, ficará difícil para o seu negócio inovar. Um dos principais benefícios de criar um site para empresa é que isso garante que ele esteja alinhado ao seu propósito atual. Isso será decisivo para alavancar os seus resultados.
Quem transmite mensagens contraditórias não passa credibilidade e tem mais dificuldades para atuar. Você acabará tendo muito mais trabalho para conduzir as suas ações nesse cenário, desperdiçando tempo e recursos preciosos.
16. Adequação às leis de proteção aos dados
Já não é mais novidade para ninguém a existência da General Data Protection Regulation (GDPR) ou regulamento geral de proteção de dados, tanto no Brasil como em outros países, em especial, na Europa, pioneira na adoção da lei em maio de 2018.
No Brasil ela foi aprovada em agosto do mesmo ano e tem um prazo de no máximo um ano e meio para entrar em vigor, portanto, os sites brasileiros precisam se adequar as exigências que preveem a proteção dos dados e da privacidade do usuário.
Empresas brasileiras que coletam dados de cidadãos da união europeia por meio de seus sites, já tem que estar com eles atualizados para a lei do continente, sob o risco de sofrer sérias punições.
Uma das exigências, tanto no Brasil quanto na Europa, é que o visitante do site seja avisado sobre a coleta de seus dados, e ainda, seja informado sobre a finalidade do uso deles, para que decida se autoriza ou não a utilização. Certamente, o seu antigo site ainda não conta com esse tipo de recurso, certo?
Com todos esses argumentos, fica fácil perceber o quanto pode ser vantajoso criar um site novo para a sua empresa, não somente do ponto de vista estético e técnico, mas também, para se adequar às novas exigências legais a que estão sujeitas as marcas presentes na web.
Além de ser uma ação que oferece uma série de novas tecnologias para o funcionamento do seu novo site, também ajudará você a contar com resultados cada vez melhores de atração de novos clientes.
Não deixe para correr atrás do prejuízo. Tome a decisão certa para o seu futuro ao aproveitar a ajuda que uma boa presença digital pode proporcionar a você.
Como criar um site novo aproveitando todo o progresso tecnológico?
A preocupação de estar sempre por dentro das últimas novidades vantajosas é algo que deve ir além de criar um site para empresa e atingir outras partes do seu negócio.
Nunca deixe de acompanhar as transformações do mercado e as mudanças que surgem nele, já que elas podem ser decisivas para alavancar os seus resultados.
E agora que você já entende a importância de criar um site novo para a sua empresa e conhece os principais motivos para que você faça isso o mais rápido possível, continue aprendendo mais sobre como usar um site a favor do seu negócio assinando nossa newsletter!
Bom divulgar nossos sites na web.
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[…] Fonte: https://flammo.com.br/blog/razoes-para-criar-um-site-novo/ […]
[…] 16 razões para criar um site novo para sua empresa […]