Você já parou para pensar em como o seu site pode ser o seu melhor vendedor?
Ele funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, constantemente gerando negócios para a sua empresa.
Isso, é claro, só acontece de verdade se você implementar uma boa estratégia de otimização de sites.
O que isso quer dizer? Significa fazer com que cada elemento do seu site funcione a favor da sua estratégia.
O marketing digital conta com diversos mecanismos para direcionar público até as ofertas mais indicadas a ele, basta saber quais utilizar para tornar o seu site mais eficiente.
Já foi realizada uma otimização do seu site para receber tráfego do Google? As suas ofertas são facilmente acessíveis e não oferecem barreiras ao cliente?
Você precisa responder essas e outras perguntas para se certificar de que a sua otimização de sites está adequada.
No que consiste a otimização de site?
Por mais que o conceito de SEO já esteja bastante difundido por aqui, muitas empresas o fazem sem saber exatamente quais resultados ele pode trazer.
Diferentemente dos links patrocinados, anúncios pagos no Google, com o SEO os resultados são orgânicos.
Mas no que exatamente consiste esse tal de SEO?
Todo mecanismo de busca funciona a partir de palavras-chave, certo? Assim, um usuário da internet lança uma palavra ou frase no buscador, que listará os resultados de sites mais interessantes de acordo com o termo procurado.
As técnicas de otimização de site têm o objetivo de tornar sua página mais relevante para os mecanismos de busca, mostrando que você é uma fonte confiável de informação sobre o termo que o usuário está buscando.
Veja 4 motivos para investir na otimização do seu site agora mesmo!
1. Gera mais tráfego pelo Google
Como anda a sua estratégia de SEO?
O Google é o principal portal de entrada para a maioria dos sites da internet, então será muito vantajoso para você trabalhar de forma que ele consiga indexar seu conteúdo de maneira eficaz.
Trata-se de um tipo de otimização de sites que precisa ser constante e adaptado às últimas novidades da área.
Sim, todos os dias podem surgir atualizações do Google que causam um impacto na maneira como você otimiza o seu conteúdo!
2. O mobile é maioria no acesso à web
Segundo os últimos levantamentos, o acesso à internet via dispositivos móveis já ultrapassou o feito por computadores tradicionais.
Portanto, a sua otimização de sites precisa considerar essa tendência e contar com um design responsivo.
Além disso, se você se convenceu da importância de melhorar seu SEO no item anterior, é importante ressaltar que ser mobile-friendly também oferece um impulso no ranking do Google.
3. É um jeito de reduzir a taxa de rejeição
Se os seus visitantes estão chegando ao seu site e logo saem, pode haver algo de errado.
Isso contribui para uma taxa de rejeição alta, o que deve servir de alerta para você e sua equipe.
Uma ótima maneira de aumentar o tempo de permanência no seu site é implementando uma otimização de qualidade.
Um dos motivos para seu público estar saindo é não encontrar o que procura.
Ao otimizar o seu conteúdo, esse processo ficará mais eficiente e os seus visitantes conseguirão chegar até onde desejam.
4. Os seus concorrentes já fazem isso
Não é mais nenhuma novidade atuar com otimização de sites atualmente.
Portanto, há grandes chances dos seus concorrentes já terem implementado esforços equivalentes e estarem aproveitando seus benefícios.
Tome a decisão mais competitiva: priorize a eficiência do seu site, senão ele não vai gerar os bons resultados que tem o potencial de gerar.
Se você não se mexer, seus concorrentes logo vão tomar o lugar da sua empresa no mercado.
Esses argumentos foram suficientes para você ver o valor da otimização de sites?
A internet já é essencial para uma série de negócios em vários mercados diferentes, mas somente quando se atua da forma correta.
O seu site tem o potencial de ser o seu principal mecanismo de conversão, portanto trate de fazer com que todos os elementos dele funcionem a favor da sua estratégia.
Como otimizar um site?
Qualquer site, independente de novo ou antigo, precisa ser otimizado para gerar resultados, sejam relativos ao aumento do tráfego como também a geração de leads e vendas. Assim, alguns fatores devem ser contemplados na estratégia desenvolvida pela empresa.
Destacamos as principais a seguir.
SEO
O Search Engine Optimization (SEO), traduzido como Otimização para Mecanismos de Busca, é uma estratégia digital fundamental de ser executada.
As boas-práticas de SEO consistem em técnicas que visam melhorar o ranqueamento nos mecanismos de busca.
O Google, por exemplo, atua com mais de 200 critérios. Existem dois tipos de soluções que devem ser adotadas:
- SEO On-Page: práticas realizadas nas próprias páginas, como título, descrição, palavras-chave relevantes, subtítulos, imagens otimizadas, tempo de carregamento etc;
- SEO Off-Page: rede de conexões em domínios terceiros, como publicações como convidado que geram redirecionamentos, como o link building, o que aumenta a autoridade e gera mais tráfego.
O SEO está entre as principais práticas para um site otimizado, pois ele demonstra para os mecanismos de busca se o destino é relevante para a pesquisa feita pelo usuário.
Layout
Outro aspecto fundamental na otimização é o layout.
Nesse quesito pode ser considerada tanto a aparência, como também a usabilidade e navegabilidade das páginas, verificando questões como a estrutura da informação, objetividade, facilidade em encontrar o que procura, fontes claras etc.
Com um layout adequado, o usuário consegue navegar com mais praticidade, encontrando as informações desejadas, interagindo mais e passando mais tempo no domínio.
Esses fatores demonstram relevância, impactam o posicionamento nos resultados de busca e também melhoram a experiência do usuário.
Conteúdo
A criação de conteúdo autêntico, de qualidade e com boas-práticas de SEO é fundamental para que o sítio conquiste espaço e consolide-se.
Para tal, é importante que a empresa mantenha um blog com conteúdos próprios e relevantes para o público-alvo.
Os materiais ricos são outra forma de aumentar o interesse do público, fazendo com que os usuários retornem em busca de novos materiais e informações, o que gera tráfego, interação e atualização.
Esses três fatores que destacamos devem fazer parte de qualquer site que almeje bons resultados, seja ao desenvolver um novo ou otimizar o existente. A seguir, apresentamos alguns benefícios de optar por essa segunda alternativa.
Quais as vantagens da otimização de sites em relação a criar um novo?
Muitos gestores pensam que, com os novos recursos e tecnologias, apenas um site novo poderá atender as demandas do negócio e gerar resultados.
No entanto, existem diversos fatores que fazem com que a otimização seja mais vantajosa do que o desenvolvimento de um novo. Confira a seguir.
Economia de recursos
O primeiro fator relevante a ser considerado pelos gestores é a economia de recursos ao optar pela otimização.
Ainda que sejam necessárias mudanças de código e programação, alteração do layout para melhorar a usabilidade e seja preciso fazer todo o trabalho de SEO, alterar questões pontuais sempre será mais econômico do que começar tudo desde o início.
Lembre-se que as novidades são frequentes e não é possível mudar tudo com tanta frequência, mas é viável reformular, alterando pontos críticos identificados a partir de relatórios e análises aprofundados que seriam necessários em qualquer situação para que os erros não permanecessem.
Praticidade na execução
Identificando os pontos que demandam atenção no domínio atual, uma equipe pode ser montada com o objetivo específico de corrigir esses problemas.
A terceirização para uma agência especializada e que já conta com profissionais multidisciplinares e com experiência também é uma opção que torna a otimização mais prática.
Conforme os erros são corrigidos, a melhora dos resultados já pode ser identificada, o que faz com que essa alternativa demande menos tempo de trabalho e dedicação para que sejam alcançados os efeitos almejados.
Autoridade já conquistada
O tempo desde a criação do site é um dos fatores considerados pelos mecanismos de busca para atribuir autoridade.
Com isso, novos domínios têm mais dificuldade de construírem relevância, demorando mais tempo para alcançarem bons posicionamentos nos resultados da SERP.
Outro aspecto importante para a autoridade é o fato de que, ao longo dos anos, muitos links são criados em domínios de terceiros direcionando para as páginas. Esse critério está entre os mais importantes para a consolidação da relevância e a troca faz com que esses atributos sejam perdidos.
Otimização necessária
Antes de optar por otimizar ou criar um site, os gestores devem ter consciência de que a otimização será necessária independentemente da escolha, pois mesmo o novo precisará ser adequado para que cumpra as boas-práticas de SEO em todas as páginas.
Com isso, criar um site pode fazer com que seja preciso investir mais tempo e recursos e não exclui a necessidade de otimizar, uma a uma, as páginas.
Se os resultados atuais não têm atendido de maneira satisfatória os objetivos do negócio, começar as mudanças com uma estratégia de melhorias torna-se uma possibilidade bastante viável e eficaz.
Portanto, ao avaliar se a criação ou a otimização dos sites vale mais a pena, é importante que os gestores analisem esses critérios e verifiquem quais problemas atuais têm limitado o retorno.
Após essa avaliação, é possível identificar qual a abordagem mais vantajosa para melhorar os resultados, considerando as particularidades do caso.
Como essa otimização influencia as vendas?
Agora o conceito já está devidamente entendido, mas você ainda não ligou os pontinhos, continuando sem saber ao certo como o SEO efetivamente contribui para aumentar as vendas da sua empresa? Então confira nosso guia:
Primeiros resultados = mais possibilidades de cliques
Os primeiros sites listados organicamente nos resultados de busca são sempre os mais relevantes e, consequentemente, também são os mais clicados.
Dificilmente um usuário vai para a segunda página de resultados se encontra o que procura logo na primeira.
Por isso, o ideal é que você consiga se manter entre os 10 primeiros colocados.
Estando na lista VIP, você automaticamente cria mais chances de os usuários entrarem no seu site e interagirem com seus produtos, serviços e conteúdos, conhecendo melhor sua empresa.
Nesse cenário, se rolar uma paixão à primeira vista, o usuário está praticamente no papo.
E quanto mais pessoas visitam seu site, maior é o tráfego orgânico, o que melhora seu posicionamento nos mecanismos de busca e também suas chances de vendas.
Palavra-chave certa = cliente na certa
A palavra-chave é a palavra relevante, aquilo que seu cliente realmente busca na internet.
Se você acerta na otimização do seu site e escolhe as palavras-chave ideais, atrai tráfego qualificado, ou seja, pessoas de fato interessadas no que você tem a vender.
Isso significa que se você vende malas de viagem não vai perder tempo com pessoas que buscam mochilas escolares, pois somente pessoas interessadas em malas de viagem entrarão em contato com o seu site.
Cliente qualificado = maiores chances de conversão
Você está sendo visto por centenas de pessoas na internet e atraiu somente aquelas que têm real interesse no que você está vendendo.
Logo, se há interesse, há intenção de compra, certo? Consequentemente a venda fica muito mais fácil!
Pode até ser que ela não aconteça de imediato, mas certamente você será uma das primeiras opções lembradas quando for o momento certo para o cliente se decidir.
Então basta reforçar a vontade no seu cliente usando uma ferramenta amiga: o e-mail marketing.
Agora que você já sabe como a otimização de site pode aumentar suas vendas, que tal aprender 4 segredinhos de um site bem otimizado?
E não se esqueça de comentar para dividir conosco suas impressões!