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Entenda o que são as métricas da vaidade

Entenda o que são as métricas da vaidade

Você costuma passar tempo demais se preocupando com as curtidas dos seus posts nas redes sociais? Apesar de ser algo que traz satisfação, pode não significar que a sua marca está mais próxima do objetivo dela. Afinal, trata-se de uma das chamadas métricas da vaidade.

O trabalho com marketing digital deve sempre ser orientado a objetivos concretos. Cair no erro de observar os indicadores incorretos pode ser bastante prejudicial para a sua empresa. Parte essencial da sua atuação envolve olhar para os números certos para extrair diagnósticos precisos.

Com cada vez mais concorrência na área e empresas fazendo das redes sociais os seus principais meios de marketing, é necessário atuar de maneira objetiva com essas plataformas.

O que são as métricas da vaidade?

As métricas da vaidade são qualquer número que não representa o quanto a sua empresa está próxima dos objetivos dela, servindo apenas para trazer uma satisfação momentânea. É o caso de olhar para o contador de curtidas em posts de redes sociais em vez das vendas geradas a partir daquele conteúdo, por exemplo.

Para não passar por esse problema, você precisa ter muito bem definidas as suas metas e KPIs (Key Performance Indicator, ou Indicadores-Chave de Desempenho), que são os números que indicam o quanto de sucesso você está obtendo em relação aos seus objetivos.

Vamos supor que o seu objetivo é aumentar as vendas de um produto da sua empresa, que pode ser comprado pelo seu site. Você utiliza posts nas redes sociais para divulgá-lo e patrocina essas publicações. É preciso olhar para a taxa de conversão desse conteúdo e não para as curtidas ou compartilhamentos.

Por que acompanhar métricas da vaidade é um problema?

Toda estratégia de marketing digital precisa estar sempre em um processo de evolução. A cada período, é necessário aprimorar o que foi feito antes para continuar obtendo sucesso e aumentar mais os seus bons resultados.

No entanto, isso não acontecerá se você estiver se baseando nos números errados. As métricas da vaidade dão uma falsa sensação de representar o seu êxito, mas fazem o contrário disso. Você somente terá resultados de qualidade se acompanhar os indicadores corretos.

Ao se basear nos números incorretos, você planejará e executando ações desnecessárias. Isso representa um desperdício de tempo e recursos, além de poder distanciar ainda mais a sua empresa dos reais objetivos dela.

Como analisar os indicadores certos em sua estratégia?

Agora que você já conhece o perigo de se basear em métricas da vaidade em sua estratégia, o próximo passo é aprender como atuar corretamente. Poder acompanhar seus KPIs em tempo real, com alta precisão é um dos principais benefícios do marketing digital.

No entanto, somente é possível aproveitar esse benefício ao olhar para as métricas corretas. Existem algumas etapas que devem ser conduzidas para garantir mais qualidade nesse trabalho e se manter livre do risco de analisar incorretamente os seus retornos.

Veja abaixo os principais passos que você precisa seguir para passar longe das métricas da vaidade em sua análise:

Conheça bem o seu público

Nenhuma estratégia de marketing digital obtém sucesso sem que exista um bom conhecimento a respeito do perfil do público-alvo. Isso envolve pesquisar suas preferências, motivações, desejos e preocupações. Todas essas informações serão decisivas para a sua campanha e avaliação de resultados.

A partir desses dados, será possível analisar de forma próxima os processos pelos quais as pessoas passam até decidir pelo seu produto ou serviço. Isso tem um impacto direto nas métricas que serão utilizadas para medir o seu êxito.

Defina os seus objetivos

O marketing digital é um mecanismo bastante poderoso para a sua empresa conquistar os objetivos dela. Mas, para isso, você primeiro precisa definir quais são eles.

Dependendo dos esforços envolvidos, você pode trazer mais visibilidade para a marca, divulgar um lançamento de produto, promover um evento e o que mais for necessário. Nunca comece um planejamento sem especificar os objetivos.

Determine os seus KPIs

Tendo em mente os objetivos da sua campanha, o próximo passo envolve saber quais métricas conseguem traduzir essa meta. Cada caso é diferente, portanto, você precisa pensar no caminho percorrido pelo seu potencial cliente até o momento da compra e identificar qual etapa é decisiva e tem que ser monitorada.

Aproveite ferramentas como o Google Analytics, que possibilita medir a maioria das interações dos visitantes com o seu site, ou plataformas de métricas de redes sociais como o Facebook Insights e o Twitter Analytics.

Avalie as suas métricas

Uma boa estratégia de marketing precisa contar com as ações certas para atingir os seus objetivos. A única forma de definir esses caminhos adequadamente está em se basear nos indicadores que realmente conseguem apontar o seu sucesso. Depois de pensar em seus KPIs, essa tarefa fica bem mais simples.

Cuidado para não cair na armadilha das métricas da vaidade. Elas podem parecer que representam suas metas, mas não fazem isso. Ao realizar levantamentos dos seus resultados, preocupe-se sempre em definir o quanto foi possível se aproximar dos seus objetivos.

Planeje seus próximos passos

Tendo em mãos os resultados obtidos pela sua campanha, devem ficar claros quais serão os rumos que ela deve seguir no futuro. Você somente conseguirá obter diagnósticos eficazes ao se manter longe do risco das métricas da vaidade.

Os seus números precisam representar oportunidades para você. Têm que mostrar as áreas da sua estratégia que necessitam ser intensificadas ou corrigidas, além de apontar tendências que podem ser vantajosas para os seus objetivos. Por fim, lembre-se de documentar esses resultados para poderem ser consultados depois.

O perigo das métricas da vaidade é que parecem ser decisivas, mas não são. Para aproveitar todos os benefícios do marketing digital, você tem que conhecer muito bem o funcionamento dele e como a sua estratégia se beneficia de seus mecanismos para obter sucesso.

Ao se concentrar nos KPIs corretos, você terá sempre um diagnóstico altamente preciso a respeito das suas estratégias e poderá definir os caminhos certos para melhorar cada vez mais. Somente assim será possível sair na frente dos concorrentes e impactar um público maior.

Continue aprendendo mais sobre como conduzir as suas campanhas da melhor forma. Basta seguir os nossos perfis nas redes sociais: Facebook e Twitter!

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