Entenda a importância da comunicação entre equipe de vendas e marketing

Se na sua empresa o time de vendas faz questão de ignorar completamente o de marketing — e vice-versa —, você pode estar sofrendo do mesmo mal que afeta a maioria dos empreendimentos no mundo: falta de alinhamento e comunicação. Mas o que isso causa ao seu negócio? Pois saiba que essas são barreiras que afetam tanto a eficiência da empresa no mercado quanto seus resultados financeiros, o que, sem sombra de dúvida, compete a ambos setores: vendas e marketing.

Mas se você ainda não vê saída para essa situação ou julga que que o problema não é tão grave quanto parece, pare apenas por alguns minutinhos e leia atentamente o post de hoje. Vamos mostrar que ter esses dois times integrados, falando a mesma língua, pode trazer grandes resultados para seu negócio. Pronto para mudar de vez o rumo da sua empresa? Então acompanhe:

Introduzindo o conceito de smarketing

O conceito de smarketing (sales + marketing) ainda é novo no Brasil, mas já mostra que, com uma comunicação afinada entre vendas e marketing, sua empresa tem muito a ganhar. Segundo a Hubspot, empresas que promovem um alinhamento de expectativas entre vendas e marketing têm crescimento anual de 20%, um número bastante atrativo, ainda mais em tempos de crise econômica, não é mesmo? Melhor garantir uma fatia desse crescimento para sua empresa também!

Contrastando perspectivas de personas

Uma das complicações de uma comunicação ineficiente entre vendas e marketing é o entendimento diverso sobre quais são as personas do negócio. Enquanto o setor de marketing se baseia em inteligência digital, o departamento de vendas se baseia no perfil do cliente que chega até eles, criando uma disputa desnecessária. Assim, para contornar essa situação e fazer com que os dois times tenham a mesma percepção sobre o público da empresa, é preciso colocá-los para trabalharem juntos, construindo as personas em um esforço conjunto. Você vai ver como, à medida que um percebe a realidade do outro, ficará mais fácil identificar qual é o perfil do cliente ideal e trabalhar para que essa persona chegue ao setor de vendas com mais frequência.

Avaliando a qualificação dos leads

Enquanto não houver entendimento entre vendas e marketing sobre quem são as personas da sua empresa, o aproveitamento dos leads será impactado pela falta de comunicação, fazendo com que se perca vendas. Porém, simplesmente alinhando as expectativas de ambos os setores, tem-se o marketing trabalhando na atração e na nutrição de leads de acordo com o perfil de cliente ideal que vendas precisa para fechar o negócio, ou seja, cria-se um fluxo de geração de leads qualificados muito mais eficiente e ágil, aumentando suas oportunidades de negócio.

Passando o bastão dentro do funil de vendas

O entendimento sobre a jornada do cliente e o funil de vendas é outro problema que pode ser facilmente solucionado com uma comunicação eficiente entre vendas e marketing. Enquanto o marketing vê o funil de vendas sob uma ótica de captação e nutrição de leads, vendas o vê somente na hora da conversão, criando um lapso no qual muitos leads acabam se perdendo. Quando esses dois times identificam o funil de vendas e a jornada do cliente em conjunto, constroem uma percepção mais aprofundada a respeito de como cada cliente chega até sua empresa, podendo determinar onde exatamente ocorre a passagem do bastão do marketing para vendas e depois de vendas para marketing, a fim de garantir a fidelização de cada cliente convertido. Com mais clientes fiéis, você tem mais vendas e maior ticket médio.

Determinando e acompanhando resultados

Enquanto o setor de vendas está focado nos números que trazem resultados, o departamento de marketing está muito mais preocupado com as chamadas métricas de vaidade, gerando um problema sério de comunicação entre as partes, já que um não consegue ver a importância do outro no processo de geração de valor para a empresa. Nesse sentido, é possível colocar ambos os setores para trabalharem com foco em resultados, estabelecendo objetivos convergentes e interdependentes. Afinal de contas, quando todos estão no mesmo barco, remar para o mesmo lado é essencial, não concorda? Assim a comunicação flui com mais facilidade.

Facilitar a comunicação entre vendas e marketing é a chave para o sucesso da sua empresa, pois garante um fluxo constante de leads qualificados sem que haja perda de oportunidades de negócios. Mas como gerar leads com mais frequência? Pois confira 6 estratégias infalíveis para a geração de leads que seu time de marketing não pode deixar de lado!

 

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