A importância da publicidade nos negócios

Fazer com que sua empresa seja conhecida, reconhecida e comentada: daí vem a importância da publicidade. Por isso, essa parte importante da estratégia não pode ser deixada de lado se você deseja manter suas vendas em dia e os clientes chegando a todo momento.

Sua importância reside no fato de que uma empresa que não é conhecida, produtos que não despertam a atenção do consumidor e serviços que não são percebidos como relevantes simplesmente não se destacam no mercado.

Por isso, cabe à publicidade mostrar o quão importante sua marca é, o quanto seus produtos são atrativos e como seus serviços podem mudar a vida das pessoas.

E como ela faz isso? Pois é o que você vai aprender agora mesmo:

Geração de vendas com comunicação e persuasão

A publicidade nos negócios se utiliza de estratégias de comunicação e persuasão para chegar até a clientela e despertar nela o desejo de compra.

Muitas vezes o consumidor sequer necessita comprar o produto ou o serviço ofertado, mas é aí que entra a sedução criada pela publicidade, fazendo com que ele sinta uma necessidade, a princípio, inexistente.

Exemplos bastante comuns atualmente são os smartphones. Um smartphone é um bem durável que, se bem conservado, pode durar alguns bons anos.

Contudo, a indústria desses aparelhos sabe que as pessoas são facilmente seduzidas pela novidade, criando sempre novas ferramentas, soluções e designs para atrair a atenção do consumidor e levá-lo à compra muito antes do realmente necessário. Dessa forma, gera-se vendas e o mercado é movimentado.

Destaque para a marca no mercado

O que faz da Coca-Cola, da Nike, do Banco do Brasil o que eles são na mente do consumidor? A publicidade, é claro! Quanto mais efetiva for a publicidade nos negócios, melhor a percepção do público com relação às empresas.

Mas cuidado: sua publicidade deve refletir suas ações reais, uma vez que se o público percebe que há uma discordância entre elas, sua empresa pode, no fim das contas, sair com a imagem prejudicada.

Importância da publicidade nos negócios

Existem diversas formas de a sua empresa fazer publicidade nos negócios.

Na publicidade offline, por exemplo, você pode considerar folders, flyers, banners impressos, outdoors, anúncios em jornais e revistas e assim por diante.

Já na publicidade on-line, tem-se como opções banners em sites, anúncios on-line, posts patrocinados em redes sociais, sites, blogs e uma infinidade de outros recursos que podem gerar cada vez mais vendas para a sua empresa.

Resultados das ações de publicidade nos negócios

Para mensurar resultados concretos da estratégia, é preciso medir as ações de publicidade que decidiu por colocar em prática, sejam elas quais forem.

Cada planejamento deve ter um objetivo claro, metas bem estabelecidas e uma métrica a ser acompanhada, que serve para medir o desempenho da respectiva ação em relação a seu investimento.

Quer um exemplo? Se você está investindo em links patrocinados para fazer a publicidade da sua marca, meça quantos cliques se transformam em visitas reais ao seu site.

Ou se você está fazendo a publicidade de um produto ou serviço, avalie quantos cliques se transformam em vendas propriamente ditas.

A partir daí você consegue medir o ROI da sua publicidade, ou seja, o retorno sobre o investimento realizado.

São inúmeras as possibilidades que a publicidade nos negócios traz para sua empresa. E é por isso que ter uma equipe especializada e dedicada a buscar os melhores resultados de publicidade para os seus negócios é muito importante!

Publicidade e Marketing Digital

Muito se fala de como o marketing digital chegou para reinventar a publicidade. De fato, a velocidade e o ferramental que a internet trouxe para o segmento atualizou e reformulou muita coisa, mas as premissas de comportamento humano, interesse e buscas por respostas não mudou muito.

Ou seja, ainda é importante partir do seu público e proposta de valor.

Primeiro, que é o seu público? Quais as dores? O que ele deseja? Onde mora? Quanto ganha?

E segundo, como o seu produto ajuda o seu cliente? De que forma? Porque ele é melhor que a concorrência?

Esses dois aspectos são muitas vezes subestimados pelas empresas, que correm para se adequar às novas tecnologias ao invés de refletir se ela está conversando corretamente com o seu público e se o seu produto ou serviço está entregando valor da forma correta.

No entanto, para empresas que entendem esses dois pilares, não só a publicidade enquanto abordagem macro para também o marketing digital enquanto disciplina e ferramenta podem trazer resultados robustos e principalmente constantes.

Mensuração e crescimento constante

Muito se fala sobre a mensuração enquanto principal diferencial do marketing digital. E isso tem fundamento.

Usando ferramentas digitais, você pode aplicar rotinas de publicidade medindo várias coisas. Engajamento, conversão, interesse, dentre outros.

E todo esse potencial nos possibilita limitar o achismo da publicidade tradicional, e gerar resultados poderosos e duradouros.

Por exemplo, se você pegar dois números simples: visitas ao site e fonte de tráfego. Nas visitas, você saberá se mais pessoas estão entrando na sua “loja” (que seria o seu site) mês a mês. E na fonte de tráfego, sua empresa consegue identificar de onde essas visitas estão vindo.

Somente com esses dois números, já é possível tirar diversos insights, tais como se as visitas estão sendo aproveitadas, se alguma fonte de tráfego está sendo subestimada, dentre outros.

Ou seja, usando o marketing digital, você pode subverter algumas rotinas de publicidade tradicional – como fazer um anúncio na revista e ver no que dá – para fazer algo que trará números.

E se os números não estiverem satisfatórios, da próxima vez é possível fazer diferente e melhor.

Publicidade com longo prazo

Em um mundo ideal, tudo que qualquer empresa gostaria seria ter um fluxo de clientes constante, todos os dias, garantido, sem precisar gastar a mais por isso.

Na publicidade tradicional, esse objetivo é bem difícil de obter, já que a maioria dos investimentos (tv, rádio, revista) tem prazo limitado e o retorno residual é baseado na lembrança de marca e boca a boca, que são indicadores difíceis de medir e de serem acompanhados.

Ou seja, as empresas acabavam por precisar investir todos os meses, repetindo mensagens, para se manter na cabeça dos clientes e gerar vendas.

Com a internet, no entanto, veio uma ferramenta que mudou a forma como as pessoas buscam informações, que é o Google.

Através dele, consumidores podem buscar soluções, marcas, dúvidas e tudo o mais que quiserem respostas. E, na prática, se a sua empresa possui a melhor resposta no seu site, as pessoas vão encontrar esse conteúdo, e possivelmente terão interesse em fazer negócios com você.

Esse é longo prazo que a publicidade moderna possibilita.

Além das ações rápidas e constantes (que sim, são importantes), sua empresa pode e deve investir em ser relevante, em ter autoridade e com isso conquistar o endosso do Google, que irá enviar para o seu site dezenas, centenas e milhares de potenciais clientes todos os meses.

E se o seu site gera vendas (e se não gera, chegou a hora de repensar ele), mais pessoas no seu canal significam mais vendas.

Como se tornar relevante

Investir em relevância, no âmbito do marketing digital, nada mais é do que investir em SEO (Search Engine Optimization). Ou seja, investir constantemente em melhorar o seu site, produzir conteúdo e conquistar links em outros sites.

Com esses três pilares de SEO, sua empresa irá mostrar ao Google que você merece ser endossado, e que seu negócio está genuinamente interessado em ajudar as pessoas a encontrar as melhores respostas e, consequentemente, as melhores soluções.

No fim das contas, a publicidade moderna precisa considerar não só marketing digital como um todo, mas principalmente o SEO.

Porque é o SEO que irá garantir um fluxo constante de visitas no seu site, resultante do investimento constante em autoridade por parte da sua empresa.

Agora comente aqui e nos conte se ainda ficou alguma dúvida em relação à importância da publicidade nos negócios! Que tal acrescentar seu ponto de vista e enriquecer nosso post? Compartilhe suas impressões e participe da conversa!

2 Comentários em “A importância da publicidade nos negócios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *