Integração Marketing e Vendas: a chave para a vantagem competitiva

Aumentar as vendas da empresa em tempos de crise tem sido o maior desafio do mercado atual. Essa dificuldade reflete, inclusive, no novo consumidor, que exige mais antes de tomar a decisão de compra. Isso acontece porque, principalmente, no mercado varejista, muitas empresas comercializam soluções muito semelhantes e isso faz com que os quesitos de escolha no momento da compra sejam outros. Logo, é fundamental uma integração marketing e vendas.

O consumidor moderno quer, então, se relacionar com a marca, ter a sensação de que as empresas realmente se importam com ele e o enxergam como muito mais que a “fonte do dinheiro”. Ou seja, o cliente também é rei dentro da sua empresa!

Analisando esse novo público e como o mercado tem caminhado, a integração marketing e vendas se tornou fundamental para ter sucesso com os negócios!

O que é integração marketing e vendas?

A integração marketing e vendas (conhecida como smarketing) é a junção de dois times que, até pouco tempo, eram vistos como opostos: equipes de venda e marketing. Apesar de poucas pessoas interpretarem dessa forma, essas duas equipes são parceiras, uma vez que mesmo com trabalhos muito distintos, estão unidas em prol de um interesse em comum: o sucesso da empresa que fazem parte.

Como essa integração pode ajudar a sua empresa?

A integração vem cheia de benefícios para a empresa. É fundamental aprimorar a convivência dos dois times criando, por exemplo, momentos em reunião onde as duas equipes compartilham entre si as maiores dificuldades que estão enfrentando, e levantam juntas algumas sugestões de como vencer esses desafios:

1. Alinhar os dois setores

Essa integração vem para fazer uma troca mais assídua de informações entre as equipes: o time de vendas, que está na linha de frente com os clientes, acaba descobrindo algumas informações relevantes e importantes que podem ajudar o time de marketing.

O time de marketing, por sua vez, estando no setor estratégico, pode dar para o time de vendas algumas dicas e insights de como abordar o cliente no momento da compra e, por isso, as duas equipes precisam andar de mãos dadas.

2. Conhecer melhor o público

O primeiro passo para melhorar as vendas é conhecer as especificidades do seu público. O time de vendas, que está diariamente em contato direto com o público, por exemplo, pode mostrar alguns dos comportamentos mais comuns, apresentando quais são as preferências dos novos clientes, seus principais argumentos de objeção, etc. Tudo isso, de uma forma ou outra, pode virar algum tipo de conteúdo ou insight para o time de marketing conseguir educar cada vez mais o cliente antes do momento de compra.

Com essas informações fornecidas pelo time de vendas, o time de marketing consegue preparar melhor os clientes, fazendo com que eles já cheguem mais decididos e informados para comprar quando estiverem frente a frente com o vendedor!

3. Estar preparado para vender

Com as análises feitas pelo time de marketing e o compartilhamento de informações entre equipes, o time de vendas conseguirá estar mais preparado para vender.

Se o time de marketing, por exemplo, conseguir preparar ainda mais os clientes antes da venda ou produzir conteúdos relacionados às objeções dos prospects, a equipe de vendas terá uma série de materiais chaves para rebater objeções e melhorar a aquisição de novos clientes. Uma equipe de vendas bem preparada é a chave para aumentar os números do negócio!

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