A importância da publicidade nos negócios

Todo empreendedor quer fazer com que o seu negócio seja conhecido, reconhecido e comentado: daí vem a importância da publicidade. Por isso, essa parte importante da estratégia não pode ser deixada de lado se você deseja manter suas vendas em dia e os clientes chegando a todo momento.

Podemos definir publicidade como um instrumento capaz de tornar pública a existência de alguma coisa específica. Se falarmos de uma empresa, a busca é por apresentar ao mercado os produtos e serviços que ela oferece.

Sua importância reside no fato de que uma empresa que não é conhecida terá como consequência produtos que não despertam a atenção do consumidor e serviços que não são percebidos como relevantes e, por causa disso, não se destacam.

Por isso, cabe à publicidade mostrar o quão importante sua marca é, o quanto seus produtos são atrativos e como seus serviços podem mudar a vida das pessoas.

E como ela faz isso? Pois é o que você vai aprender agora mesmo:

Geração de vendas com comunicação e persuasão

A publicidade nos negócios se utiliza de estratégias de comunicação e persuasão para chegar até a clientela e despertar nela o desejo de compra.

Muitas vezes o consumidor sequer necessita comprar o produto ou o serviço ofertado, mas é aí que entra a sedução criada pela publicidade, fazendo com que ele sinta uma necessidade, a princípio, inexistente.

Exemplos bastante comuns atualmente são os smartphones. Um smartphone é um bem durável que, se bem conservado, pode durar alguns bons anos.

Contudo, a indústria desses aparelhos sabe que as pessoas são facilmente seduzidas pela novidade, criando sempre novas ferramentas, soluções e designs para atrair a atenção do consumidor e levá-lo à compra muito antes de ser realmente necessário. Dessa forma, gera-se vendas e o mercado é movimentado.

Cabe dizer ainda que o poder de comunicação e habilidade de persuasão torna a importância da publicidade ainda maior por ser isso que permitirá o crescimento do negócio.

Veja bem, se o mercado muda a todo momento, logo a abordagem de vendas e, no caso da publicidade, as formas de divulgação, devem acompanhar toda essa movimentação. Portanto, podemos dizer que investir em uma estratégia desse tipo exige estar consciente de que esse é um processo com aperfeiçoamento contínuo.

Não dar a devida atenção a esse ponto é correr sérios riscos de insistir em uma publicidade que rendeu bons frutos anteriormente, só que hoje está obsoleta. Como comunicar e persuadir está muito ligado ao emocional e o surgimento de novas tendências acelera o despertar de emoções, não tem como negar que estar atento ao que está acontecendo no mercado é essencial para garantir bons resultados em termos de publicidade.

Formação da opinião do público

O que faz da Coca-Cola, da Nike e do Banco do Brasil grandes nomes do mercado em que atuam? A publicidade, é claro! Quanto mais efetiva for a divulgação nos negócios, melhor a percepção do público com relação às empresas.

Então, podemos dizer que ela ajuda na formação da opinião dos consumidores perante aquela marca, mesmo que essa seja uma impressão inicial, visto que o aprofundamento da experiência se dará com o avançar da jornada, em especial com a aproximação entre cliente e empresa.

Mesmo que a importância da publicidade seja latente e influencie a forma com que o público enxerga o seu empreendimento, é preciso ter cuidado. Ela deve refletir suas ações reais, uma vez que, se o público perceber que há uma discordância entre elas, sua empresa pode, no fim das contas, sair com a imagem prejudicada.

Diante disso, vemos a responsabilidade com que a publicidade deve ser feita, já que, ao mesmo tempo que ela pode construir, também pode destruir. Isso não quer dizer que ela é maléfica, longe disso, apenas que é preciso ter cuidados para não utilizá-la de maneira errada.

Importância da publicidade nos negócios

Existem diversas formas de a sua empresa fazer publicidade nos negócios. Na publicidade offline, por exemplo, você pode considerar folders, flyers, banners impressos, outdoors, anúncios em jornais e revistas e assim por diante.

Já na publicidade online, tem-se como opções banners em sites, posts em redes sociais, páginas corporativas, blogs, campanhas patrocinadas e uma infinidade de outros recursos que podem gerar cada vez mais vendas para a sua empresa.

Um engano cometido repetidamente por muitos empreendedores é achar que escolher uma modalidade exclui obrigatoriamente a outra, ou seja, investir em publicidade online faz com que a offline tenha que ser deixada de lado.

Esse é um grande erro, já que ambas podem ser trabalhadas de maneira conjunta, sendo essas ações complementares importantes para diversificar as formas de divulgação da empresa.

É claro que muitas vezes é preciso optar por uma das modalidades, seja por questão de foco ou por ter um orçamento para divulgação mais curto. É um erro também pensar que uma é melhor do que a outra, pois isso depende de cada situação.

Porém, é válido dizer que a publicidade online ganhou muita força por estar mais alinhada com o momento atual, no qual a internet é o principal meio de comunicação e geração de novos negócios, o que torna necessário encontrar meios de ter uma presença sólida na rede para usufruir das possibilidades que ela traz.

Resultados das ações de publicidade nos negócios

Para mensurar resultados concretos da estratégia é preciso medir as ações de publicidade que decidiu colocar em prática, sejam elas quais forem.

Cada planejamento deve ter um objetivo claro, metas bem estabelecidas e uma métrica a ser acompanhada, que serve para avaliar o desempenho da respectiva ação em relação ao seu investimento.

Quer um exemplo? Se você está investindo em links patrocinados para fazer a publicidade da sua marca, meça quantos cliques se transformaram em visitas reais ao seu site. Ou se você está fazendo a divulgação de um produto ou serviço, avalie quantos cliques se transformam em vendas propriamente ditas. A partir daí você consegue medir o ROI, que nada mais é do que o retorno sobre o investimento realizado.

São inúmeras as possibilidades que a publicidade nos negócios traz para a sua empresa. E é por isso que ter uma equipe especializada e dedicada a buscar os melhores resultados sobre essa estratégia é muito importante.

Publicidade e Marketing Digital

Muito se fala de como o marketing digital chegou para reinventar a publicidade. De fato, a velocidade e o grande leque de ferramentas que a internet trouxe para o segmento atualizou e reformulou muita coisa, mas as premissas de comportamento humano, interesse e buscas por respostas não mudou muito.

Para entender como formular uma proposta de valor, é necessário primeiro saber quem é o seu público, quais as dores que ele traz, o que deseja, onde mora, qual seu perfil financeiro, entre outros itens que você julgar relevante.

E segundo, como o seu produto ajuda o seu cliente? De que forma? Porque ele é melhor que a concorrência?

Esses dois aspectos são muitas vezes subestimados pelas empresas, que correm para se adequar às novas tecnologias em vez de refletir se ela está conversando corretamente com o seu público e se o seu produto ou serviço está entregando valor da forma correta.

No entanto, para empresas que entendem esses dois pilares, não só a publicidade enquanto abordagem macro como também o marketing digital enquanto ferramenta podem trazer resultados robustos e principalmente constantes.

Mensuração e crescimento constante

Muito se fala sobre a mensuração enquanto principal diferencial do marketing digital. E isso tem fundamento. Usando ferramentas digitais, você pode aplicar rotinas de publicidade medindo várias coisas, engajamento, conversão, interesse, entre outros.

E todo esse potencial nos possibilita limitar o achismo da publicidade tradicional, e gerar resultados poderosos e duradouros. Por exemplo, se você pegar dois números simples: visitas ao site e fonte de tráfego, saberá se mais pessoas estão entrando na sua “loja” (que seria o seu site) mês a mês.

E na fonte de tráfego, sua empresa consegue identificar de onde essas visitas estão vindo. Somente com esses dois números, já é possível tirar diversos insights, tais como se as visitas estão sendo aproveitadas, se alguma fonte de tráfego foi subestimada, etc.

Se os números não estiverem satisfatórios, é possível melhorá-los durante o andamento da estratégia mesmo, sem ter que esperar a próxima vez e tendo assim mais capacidade de obter o retorno desejado.

Publicidade de longo prazo

Em um mundo ideal, tudo que qualquer empresa gostaria é um fluxo de clientes constante, todos os dias, garantido, sem precisar gastar a mais por isso.

Na publicidade tradicional, esse objetivo é bem difícil de obter, já que a maioria dos investimentos (tv, rádio, revista) tem prazo limitado, custo alto e o retorno residual é baseado na lembrança de marca e boca a boca, que são indicadores difíceis de serem acompanhados.

Com a internet, no entanto, veio uma ferramenta que mudou a forma como as pessoas buscam informações, que é o Google.

Através dele, consumidores podem buscar soluções, marcas, dúvidas e tudo o mais que quiserem respostas. Na prática, se a sua empresa apresenta a melhor resposta no seu site, as pessoas vão encontrar esse conteúdo e, possivelmente, terão interesse em fazer negócios com você.

Além das ações rápidas e constantes (que sim, são importantes), sua empresa pode e deve investir em ser relevante, em ter autoridade e com isso conquistar o endosso do Google, que enviará para o seu site dezenas, centenas e milhares de potenciais clientes todos os meses.

E se o seu site gera vendas (e se não gera, chegou a hora de repensar ele), mais pessoas no seu canal significam mais possibilidades de fechar negócio.

Como se tornar relevante

Uma das melhores maneiras de buscar relevância no âmbito do marketing digital é investir em SEO (Search Engine Optimization). Ele é um conjunto de técnicas focadas em melhorar a experiência na sua página, produzir conteúdo de alto nível e conquistar links em outros sites.

Com esses três pilares de SEO, sua empresa mostrará ao Google que você merece ser endossado, e que seu negócio está genuinamente interessado em ajudar as pessoas a encontrar respostas precisas e, consequentemente, as melhores soluções.

No fim das contas, a publicidade moderna precisa considerar não só marketing digital como um todo, mas principalmente o SEO, afinal ele é um dos grandes responsáveis por gerar um fluxo constante de visitas no site, resultante do investimento constante para criar autoridade.

Vantagens da publicidade

Agora que você já conhece aspectos mais teóricos que ajudam a explicar a importância da publicidade, vamos detalhar algumas vantagens trazidas por ela. Veja quais são:

Destaque no mercado

É imaginável querer se destacar no mercado se não houver uma estratégia que permita que as pessoas conheçam o seu negócio. Incrivelmente, há quem ainda não leve esse ponto a sério e os riscos dessa negligência são grandes.

Sabemos que existem determinados negócios que possuem uma localização altamente estratégica e que, por conta disso, atraem naturalmente um grande número de clientes, mas isso não exclui a necessidade de fazer publicidade, já que a manutenção desse fluxo e até o aumento dele dependem dessa divulgação.

E se você pesquisar, verá que mesmo os negócios com essas características investem sim em publicidade, da mesma forma que grandes marcas também fazem. Quando se conquista um território, é importante ter meios para mantê-lo. Esse recurso se mostra um excelente aliado e por isso é tão utilizado.

Conquistar e fidelizar clientes

Atrair clientes e fidelizar os mais antigos são duas missões que podem ser resolvidas pelo mesmo caminho: a publicidade. Fazer com que novos consumidores cheguem até o seu negócio só será possível por meio da divulgação do que ele tem a oferecer.

Já na fidelização, a publicidade se mostra importante por levar aos clientes informações de que é válido realizar novos negócios, além de divulgar benefícios que favoreçam essa recorrência de compras.

Obter um excelente custo-benefício

Investir em uma publicidade efetiva é ter em mãos a possibilidade de obter um excelente retorno. Toda divulgação tem riscos, mas eles podem ser minimizados com estudo e o uso das ferramentas certas.

Por isso, é preciso entender a publicidade como um investimento, o que abre portas inclusive para buscar ajuda especializada. Como essa área exige conhecimento, contar com esse tipo de apoio pode ser excelente para tirar melhor proveito e também deixar os processos de marketing nas mãos de quem entende mais sobre o assunto.

Aumentar o alcance da sua marca

A publicidade é ótima para quem deseja aumentar o alcance da marca. E ela funciona nos dois cenários: a offline e online. Em relação à primeira, ela é levada até onde as pessoas estão como lugares de grande circulação ou pela utilização de canais tradicionais como rádio, TV e mídia impressa.

Já na internet, há possibilidade de aumentar o seu alcance em caráter regional, nacional e até mesmo mundial. Tudo depende do porte do seu negócio e das mídias que serão escolhidas para alimentar esse cenário.

Ter maior vantagem competitiva

Em qualquer nicho, a concorrência é acirrada. A publicidade serve primeiro para equiparar ações e depois como uma vantagem competitiva. Mencionamos equiparação por saber que seus concorrentes investem em divulgação e o primeiro passo para o seu negócio ter condições de competir em igualdade é realizar esse investimento também.

vantagem competitiva se dará pela qualidade com que a publicidade será realizada. Mesmo sabendo que ela é benéfica em geral, é imprescindível conduzi-la de maneira cuidadosa para aproveitar os frutos que serão gerados a partir disso.

Um dos grandes segredos para ser eficiente nessa hora é conhecer o seu público. Será isso que permitirá elaborar uma estratégia específica, focada e com mais condições de proporcionar bons resultados. Um tipo de publicidade que funcionou para um negócio pode não funcionar para outro, exatamente pelas variáveis serem diferentes em cada situação.

Compreender a importância da publicidade é tomar ciência de que sem ela o seu negócio não vai prosperar. Por isso, não deve ser vista apenas como um recurso que é necessário por força do hábito, e sim ser inserida na cultura da empresa para que possa fazer parte do dia a dia do negócio e maximizar a capacidade de alcançar bons resultados.

Quer acompanhar outras dicas importantes como essas? Cadastre-se abaixo na nossa newsletter!

CTA Prejuízo de Não Estar no Google

5 Comentários em “A importância da publicidade nos negócios

  1. A importancia da publicidade nos negocios é sempre necessário faze-lo onde empresario terá uma ciencia de gastos que são essenciais para sua empresa e noções para divulgar sua marca ou serviços . A final de contas quem quiser alcançar o sucesso é sempre vantajoso investir em Propaganda continua sendo ” A Propaganda ainda é a alma do Negócio”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *