Integração dos times de marketing e vendas: passo a passo!

O valor de uma empresa não deve ser medido apenas pela sua capacidade de gerar lucro: o capital humano exerce um papel fundamental no sucesso de um empreendimento.

Integrar marketing e vendas, por exemplo, é uma tarefa que merece esforço constante — tanto é que essa ação ganhou até um nome, dada a sua importância: vendarketing (ou smarketing, do inglês).

Mas como fazer essa integração de maneira eficaz e garantir resultados excelentes para o seu negócio? É justamente isso que você aprenderá no artigo de hoje.

Continue a leitura e descubra mais sobre o assunto!

Defina objetivos comuns para integrar marketing e vendas

A primeira coisa que o gestor deve fazer é definir os objetivos comuns a serem atingidos pelas duas equipes. Lembre-se de que é preciso deixar claro o que será feito e atuar de forma que os trabalhos se complementem.

A ideia é que o trabalho de uma equipe gere efeitos positivos para a outra — e vice-versa. Aliás, a ideia de uni-las é fundamental, visto que estes setores são conhecidos pela sua rivalidade.

Promova ações em conjunto

Não forme times separados: una os setores para obter resultados satisfatórios. Por exemplo, se tiver um projeto de lançamento de um produto no mercado, faça com que o time de vendas e o de marketing atuem nele.

A ideia é que os setores troquem ideias para dar mais efetividade à ação. Não se esqueça de usar a tecnologia a seu favor nesse momento. O CRM, por exemplo, contém dados úteis a ambas as partes. Logo, faça com que os grupos trabalhem para alinhar o trabalho!

Determine um acordo formal de trabalho (SLA)

A construção de um SLA é fundamental para integrar marketing e vendas. Ele consiste em um documento que determina funções, responsabilidades, metas e métricas comuns para ambos.

A ideia é alinhar as equipes, adquirir conhecimento mais qualificado sobre o cliente, estudar o desempenho, etc. Com isso, é possível evitar que as equipes entrem em divergência — culpando uma a outra sobre algo que aconteceu.

Ou seja, o SLA ajuda a determinar as ações e responsabilidades individuais, de forma geral.

Compartilhe os resultados

Para não criar divergências entre os times, é fundamental compartilhar os resultados com o grupo como um todo. Quando for anunciar uma conquista, reforce o trabalho da equipe.

Lembre-se de nunca culpar um departamento pelo fracasso de uma empreitada. A ideia é enumerar as falhas e vitórias ajudando todos a melhorarem a sua atuação na empresa. Por isso, quando for recompensar o time, faça com que isso atinja o quadro completo.

Promova a comunicação entre as equipes

Criar reuniões periódicas, oferecer softwares de comunicação, colocar os times para trabalharem próximos: todas essas alternativas ajudam a enriquecer a comunicação no grupo e garantir respostas mais satisfatórias nos projetos.

Você verá que, com o tempo, haverá a quebra de paradigmas e preconceitos de um time para com o outro, o que ajudará muito em seu negócio. Com o tempo, a ideia é que seja criada uma equipe homogênea.

Não se esqueça de motivar as equipes a fazerem essa integração. Mostre as vantagens tanto para a empresa, quanto para a carreira deles. Com certeza, ao verem que as ações contribuem para o desenvolvimento profissional, os colaboradores se sentirão mais abertos às novidades.

Esperamos que você tenha curtido nossas dicas sobre como integrar marketing e vendas! Se tiver qualquer dúvida sobre o assunto ou quiser compartilhar as suas experiências, deixe o seu comentário!

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